Guia da fotografia para Marketing Digital: o que você precisa saber para produzir fotos diferenciadas
- Débora Silvestre

- Mar 5, 2024
- 4 min read
Updated: Mar 12, 2024

Especialmente os pequenos e médios empresários, sabem bem que nem sempre é possível contratar os melhores profissionais para a divulgação da empresa. Quase sempre, temos que nos virar do jeito que dá para alcançar os resultados. Quando falamos em fotografia para Marketing Digital, muita gente fica com o cabelo em pé.
Não é segredo para ninguém que uma boa imagem transmite profissionalismo e ajuda a conquistar clientes — não é por menos que os bancos de imagens fazem tanto sucesso.
Mesmo que você tenha excelentes produtos e um atendimento de primeira, se não conseguir passar isso aos consumidores, seu negócio não vai atingir todo o seu potencial.
A boa notícia é que é possível sim produzir imagens originais com qualidade e, consequentemente, alcançar bons números em sua estratégia de Marketing Digital. Quer saber como? Continue lendo e confira!
Qual tipo de foto utilizar em cada mídia?
Antes de sair clicando, você deve ter em mente tanto o propósito daquela fotografia quanto o meio em que ela vai ser inserida. É claro que é impossível falarmos de todas as mídias digitais aqui, mas separamos as mais utilizadas pelas empresas.
Blog
Quando você acessa um blog, quase sempre se depara com uma imagem abaixo do título de cada post. Além de ilustrar o tema abordado, essas fotos podem ser ótimas para incentivar os usuários a clicarem.
Somente a chamada não é forte o bastante para atrair a atenção, é importante que ela venha acompanhada de alguma ilustração. Nesse caso, é preciso selecionar uma imagem que esteja de acordo com o contexto e com boa qualidade.
Em algumas situações, também é aconselhável inseri-las ao longo do texto, para facilitar o entendimento do conteúdo. No entanto, você deve tomar cuidado para não exagerar na dose.
Caso contrário, a página vai ficar bastante poluída, causando distrações desnecessárias.
Site corporativo
Fotos de pessoas são comuns em sites corporativos e funcionam bem. Quando você mostra os colaboradores e os heads da empresa, passa uma sensação de proximidade e confiança aos visitantes.
Normalmente, vemos alguém com um cargo mais alto de braços cruzados e sorrindo — o que transmite simpatia e autoconfiança. Ficar atrás da mesa de trabalho, de frente para o computador, é outra prática comum na fotografia — passando a sensação de comprometimento.
Como você pôde perceber, o pulo do gato em fotos corporativas é transmitir o sentimento por meio de gestos. Então, nada de colocar aquela sua foto 3×4 com cara de assustado no site da empresa.
O ambiente conta muito nessas horas, ele deve estar limpo e agradável. Você pode até colocar umas papeladas em cima da mesa de trabalho para soar mais natural, mas a “bagunça” precisa ser planejada.
Dependendo da área de atuação, vale ainda colocar uma foto sua discursando para um público — pode ser um palco de evento ou até mesmo em uma sala de reunião. Assim, você mostra que é autoridade no assunto.
E-commerce
Apesar de a fotografia ser um fator importante em qualquer mídia, nos sites de e-commerce ela é decisiva. A qualidade das fotos pode significar o sucesso ou fracasso das vendas.
É preciso ter em mente que nas lojas virtuais apenas o produto deve brilhar na imagem, qualquer distração tem de ficar de fora. Logo, aposte na simplicidade, como um fundo totalmente branco ou bastante desfocado.
Em estúdios profissionais é utilizado o famoso fundo infinito, em que não dá para identificar o limite entre o chão e a parede de trás. Porém, se você não pode investir nesse tipo de fotografia e precisa tirar fotos de produtos pequenos e médios, é possível se virar com uma cartolina branca e uma fonte de luz macia.
Para isso, você posiciona a cartolina de forma que ela fique encostada em uma mesa e na parede atrás do objeto. A iluminação pode ser natural, vinda da janela. Apenas tome cuidado para que a luz não bata diretamente no produto para não causar sombras muito duras.
Lembre-se ainda de mostrar diferentes ângulos do objeto fotografado e todos os seus detalhes. Desse modo, você consegue otimizar o processo de vendas.
Redes sociais
Hoje existem diversas redes sociais e cada uma exige um conteúdo diferente. Então, para não nos alongarmos demais no assunto, vamos pegar de exemplo o Facebook e o Instagram que são os mais populares.
Antes de mais nada, é necessário considerar que os usuários, em geral, olham a timeline rapidamente e decidem ainda mais rápido quais conteúdos são dignos de atenção.
Sabendo disso, o que precisamos fazer é causar um bom impacto com a publicação. Se você tem uma hamburgueria, logo, o mais recomendado é que você tire uma belíssima foto do hambúrguer e coloque-o, de preferência, no centro da imagem.
É comum que as artes para social media venham com alguns textos, seja para persuadir, seja para informar o público. Apesar de necessário em muitos casos, tome cuidado para não exagerar e deixar algumas áreas de respiro.
Levando em consideração quea maior parte dos acessos são via mobile, ou seja, em telas menores, essa enxugada nas informações são ainda mais relevantes.
O próprio Facebook não recomenda a inserção de imagens com muitos textos na hora de impulsionar. Se eles ocuparem mais de 20% da arte, o alcance do anúncio é reduzido ou até mesmo reprovado.
Capriche na pós-produção
Depois de tirar belíssimas fotos, o trabalho ainda não acabou. Para conseguir o efeito desejado, suas imagens devem passar por uma edição. Os programas mais utilizados para essa finalidade são o Lightroom e o Photoshop — ambos da Adobe.
Com o auxílio desses softwares, você consegue controlar muita coisa, desde que as fotos sejam tiradas no formato RAW.
Sendo assim, você vai poder controlar a quantidade de luz, sombras, saturação, nitidez, temperatura e demais elementos que vão fazer toda a diferença.
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